24/06/2019 14h24 - Atualizado em 24/06/2019 14h32

Duzentos veículos do Transcol passam a contar com o serviço de wi-fi

Foto: Hélio Filho/ SECOM ES

O governador Renato Casagrande anunciou, nesta segunda-feira (24), por meio de suas redes sociais, que mais 100 ônibus que operam as linhas troncais do Sistema Transcol passam a contar com rede de wi-fi e sistema de entretenimento a bordo a partir desta semana. Ao todo, serão 200 coletivos que vão contar com a tecnologia. Desde maio, o aplicativo Ônibus GV permite que o usuário utilize a rede disponível nas linhas do Sistema Transcol.

"O nosso trabalho de melhoria do transporte coletivo conta com diversas iniciativas. Desde maio temos o aplicativo que traz informação de previsão de horário e também permite utilizar a rede de wi-fi e de entretenimento em ônibus”, destacou o governador, que ainda chamou atenção para o trabalho realizado na renovação da frota de coletivos.

“Os últimos ônibus do Sistema Transcol foram adquiridos ainda no nosso governo em 2014. Então estamos renovando a frota: veículos zero km, com ar-condicionado, que serão 600 até 2022”, disse.

O secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, ressaltou também o processo de implantação do Bilhete Único: “Fizemos com sucesso a mudança da tecnologia de bilhetagem no Transcol e agora faremos o mesmo processo nos municipais. Com isso, poderemos em breve ter o Bilhete Único Metropolitano e, no próximo ano, fazer a integração total. Somando a renovação de frota, sistema de comunicação com o usuário, entre outras medidas, temos uma série de ações para modernizar e melhorar a qualidade do transporte público”, afirmou Damasceno.

Já o diretor presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES), Raphael Trés, afirmou que o uso de tecnologia é mais um diferencial que garante conforto e melhoria para os usuários. “O wi-fi conecta os passageiros embarcados e possibilita o uso da internet para trabalho e entretenimento durante o tempo de viagem”, comentou.

Ônibus GV

O Aplicativo Ônibus GV é a ferramenta oficial do Sistema Transcol que conecta o usuário ao transporte público. Além da previsão de horário, o Ônibus GV permite que o passageiro do Sistema Transcol acesse, durante a viagem, a rede wi-fi e uma plataforma de entretenimento.

Antes de iniciar uma viagem, o usuário pode, por meio do aplicativo, consultar (para ônibus do Transcol e do sistema municipal de Vitória):

- A previsão de horário (estimativa do tempo que falta para o ônibus chegar ao ponto selecionado).

- Localização atual (ao selecionar o ônibus de sua preferência, é possível visualizar a localização do ônibus naquele momento).

- Itinerário (ao selecionar o ônibus no aplicativo, também é possível ver todo o trajeto que o ônibus fará).

Durante a viagem:

- O app Ônibus GV permite utilizar a rede de wi-fi disponíveis nas linhas do Sistema Transcol para acessar redes sociais e sites de notícias, entre outros.

- O ônibus GV também traz uma plataforma exclusiva de entretenimento que o usuário poderá acessar sempre que estiver a bordo.

Como utilizar

- Para acessar a previsão de horários, localização e itinerários, basta baixar o aplicativo Ônibus GV no Google Play ou Apple Store e instalar o aplicativo no celular.

Para conectar ao Wi-fi e à plataforma de entretenimento, baixe e instale o aplicativo. Quando estiver a bordo, abra o aplicativo, clique no ícone do Wi-fi, assista ao vídeo institucional e pronto: o acesso será liberado.

Modernização do Sistema Transcol

Foi assinado em janeiro o reequilíbrio financeiro do contrato e feito o reajuste para que as empresas que operam o sistema possam retomar os investimentos previstos no documento, como a renovação de frota, que inclui a aquisição de veículos com ar-condicionado (100 veículos este ano e 600 até o final de 2022).

No momento, também está sendo feita a migração da tecnologia utilizada pela bilhetagem eletrônica, que vai permitir a implantação do Bilhete Único Metropolitano e a integração com os sistemas municipais, aquaviário e outras possibilidades.

Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto