18/01/2019 18h29 - Atualizado em 18/01/2019 18h48

Frota do Transcol terá ônibus com ar-condicionado a partir de junho

Foto: Hélio Filho/Secom

A partir de junho deste ano, a frota de veículos do Sistema Transcol começará a receber os primeiros ônibus com ar-condicionado, que vão operar nas linhas troncais (terminal x terminal). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18) pelo governador do Estado, Renato Casagrande, em suas redes sociais.

“Nesses últimos quatro anos nenhum ônibus foi comprado, não houve renovação da frota. Em 2014 deixamos uma frota com a vida útil dentro do contrato assinado e agora temos que começar essa renovação da frota. Cabe às empresas cumprirem o contrato com o Governo e cabe a nós cumprir o contrato junto às empresas”, explicou Casagrande

Ainda de acordo com o governador, esse é início de recuperação do sistema e a meta é, até o final de 2022, renovar mais de mil ônibus da frota. “Também uma decisão importante é que nós vamos solicitar às empresas que comecem a circular com ônibus com ar-condicionado. Nesse ano, serão 100 ônibus renovados, todos eles com ar-condicionado e até o final de 2022 teremos praticamente 600 ônibus, que são aqueles que ligam os terminais, as linhas troncais”, detalhou.

Segundo o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, as empresas já estão viabilizando a aquisição dos novos veículos. “Agora o Estado está cumprindo o contrato e podemos cobrar que as empresas cumpram a parte delas. Isso passa pela renovação da frota, conforme previsto. As empresas que operam o sistema já estão viabilizando a compra de novos veículos junto aos fornecedores, que devem efetuar a entrega dos primeiros veículos até junho”, comentou o secretário.

Damasceno destacou ainda que essa é mais uma das ações para a melhoria do transporte público na Região Metropolitana. “Precisamos atrair o usuário para o transporte público e a oferta de ônibus com ar-condicionado vai ajudar nisso. Mas teremos mais investimentos que serão anunciados nos próximos meses. É importante frisar que esta será uma gestão que vai entregar melhorias efetivas para a população durante todo o período do mandato e já começamos com o início da renovação da frota que opera no Sistema Transcol”, destacou.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / Setop
Susana Kohler
comunicacao@setop.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-9617/ 996976783

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard